segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Na briga de Galo, deu Paulista no primeiro jogo da temporada

Estreia do Campeonato Paulista e o colunista do “Loucos”, Lucas Rodrigues, esteve presente no estádio Jayme Pinheiro de Ulhôa Cintra para conferir a Briga de Galo, clássico entre Paulista e Ituano. Logo na entrada, encontrou arquibancadas pintadas e novo sistema de som.

 Bilheteria do Estádio Jayme Cintra. Torcedores do Galo compram seus ingressos

O Paulista, credenciado pela conquista da Copa Paulista 2010 no final de Novembro, vinha embalado e motivado, após pré-temporada muito proveitosa na mineira Extrema, que serviu muito para dar entrosamento entre os meninos campeões da copa estadual e as 13 novidades do elenco, contratadas pela nova diretoria para a disputa das competições do primeiro semestre. Menos otimistas estavam os rivais de Itu. Com uma base de atletas eliminados na segunda fase da Copa Paulista, somados a 9 jogadores - que disputaram o Paulistão do ano passado pelo Galo e retornam ao clube - e alguns poucos reforços, o clube do presidente Juninho Paulista pensa em classificação às quartas-de-final, segundo o treinador Sergio Ramirez. 

Tempo nublado para o clássico entre Paulista e Ituano

Para um clássico e toda a sua expectativa criada - sobretudo na cidade de Jundiaí -, o público acabou sendo decepcionante: 1496 pessoas pagaram ingresso para assistir ao jogo inaugural dos vizinhos em 2011. As fortes chuvas que atingiram alguns pontos da “terra da uva” antes da partida e o horário do jogo podem até explicar a baixa assistência, mas não a justificam.

Dentro do campo, o jogo foi bom e fora dele, a torcida do Paulista fazia a sua parte cantando durante toda a primeira etapa, sem cessar um minuto. E o Galo Jundiaiense, que tocava bem a bola e estudava o adversário chegou ao gol aos 8 minutos, em chute cruzado de Baiano da direita, que Barboza desviou para o gol. A dupla reestreante, que defendeu o Bugre no Brasileirão, voltava a decidir com a camisa tricolor.

  A bola rola e o Paulista vai abrindo vantagem sobre o time de Juninho Paulista

A torcida, otimista, apoiava e empurrava o time, que passou a amadurecer o segundo gol a partir dos 20, quando perdeu duas chances de marcar. A segunda delas com Sidnei, completando jogada do estreante Rone Dias, que fez fila desde o campo defensivo e serviu com passe cavado para finalização por cima do ala esquerdo. Nove minutos mais tarde, o próprio Sidnei cobraria falta do meio da rua com muita força, fazendo o goleiro Eder soltar a bola nos pés de Hernane, que teve apenas o trabalho de completar para o gol. A primeira etapa termina e o Tricolor vai para os vestiários sob aplausos.

A Gamor, mais uma organizada do tricolor jundiaiense, comparece em bom número

Na volta do segundo tempo, dois times com atitudes completamente diferentes. É o Ituano quem parte pra cima e diminui a vantagem, logo no começo, com Oliveira, que entrara ainda no primeiro tempo. Em lance seguinte, grande defesa do goleiro Cristiano, outro reestreante que após passar 14 anos longe de Jundiaí, está de volta às raízes.

O Galo da Japi chega com perigo duas vezes e equilibra as ações após o treinador Fernando Diniz promover mudanças na equipe. O panorama se mantém até o final da partida, com o Ituano tentando exercer certa pressão, mas tendo suas jogadas de criação anuladas pela defesa do Paulista. Fim de clássico e o torcedor vai embora satisfeito com o resultado e segue otimista para a sequência da temporada do Tricolor.

Ferrinha decepciona seu torcedor no retorno à A-2

Jogando sob um sol escaldante, na belíssima Arena da Fonte, a Ferroviária estreou sua participação no Campeonato Paulista da Série A-2 com o pé esquerdo. A sina de resultados ruins em estreias do estadual (derrota em 2010, empate em 2009 e derrota em 2008), assolou a equipe mais uma vez. Com uma formação tática muito defensiva, a equipe grená acabou sofrendo dois gols no primeiro tempo e não teve forças para buscar uma reação.

 A bela visão ampla da moderníssima Arena da Fonte

 Torcida araraquarense prestigiou o retorno da AFE à segundona


O Técnico João Martins treinou durante toda semana no 4-4-2, porém resolveu surpreender e escalar a equipe em um sistema mais retraído, utilizando o 4-5-1, com três volantes e apenas Marcelo Tevez fazendo a função de ataque. Já dizia  Wanderley Luxemburgo: "O medo de perder tira a vontade de ganhar". E foi o que aconteceu. Aos 10 minutos de jogo, aproveitando um passe errado do meia Daniel e o buraco do lado esquerdo grená, o União abriu o placar. Gol de Edu Sales após falha do goleiro Luciano.

 A defesa do União São João soube conter todas as chegadas da Ferrinha


Para quem esperava uma reação da Ferroviária, viu a Ararinha dominar a partida e logo ampliar. Em nova falha da defesa afeana, o zagueiro Diguinho apareceu livre na área e e chutou sem chance para o arqueiro grená. No segundo tempo, a Ferrinha voltou melhor, teve mais posse de bola, pressionou, mas não conseguiu criar nenhuma chance de gol. O União fechou a zaga e se defendeu com maestria , porém se contentou em apenas segurar o placar, não chegando uma vez sequer no gol araraquarense.

Cobrança de falta e a Ferroviária tenta o gol. Reação ficará para a próxima rodada...

Final de jogo, e sobre vaias ensurdecedoras, o técnico João Martins deixou o campo com o cargo já ameaçado. O goleiro Luciano também enfrentou a fúria da exigente torcida afeana e deixou o gramado sobre vaias e gritos de “frangueiro”.

João Martins, que passará a semana com a “orelha fervendo”, terá apenas três dias para buscar uma solução para seu time. A equipe poderá ter reforços: o atacante Guilherme Alves e o meio--campo Luiz Carlos, que voltam de lesão, já treinaram na ultima semana. Ray (Ex –Francana) que foi contratado durante a semana pode estrear, além do atacante Tuia (Ex-Ivinhema-MS) que espera a documentação para ficar a disposição do treinador.

Colaborou com esta matéria, Bruno de Moura (Araraquara)

Equipe Loucos pelo Interior

Um comentário: